NÚCLEOS MOET


1 - O que é núcleo MOET?

MOET é a sigla para múltipla ovulação e transferência de embriões, em inglês. Esta tecnologia permite formar amplas famílias de irmãos completos. Estes têm, em média, 50% de seus genes em comum (a mesma proporção que pai e filha). É possível estimar-se com acurácia satisfatória o valor genético de touros leiteiros que tenham considerável número de irmãs com produção aferida, não sendo necessário esperar pela produção de suas filhas.

Assim, núcleos MOET são esquemas de melhoramento que selecionam reprodutores, com base na prova de irmãs completas e meio-irmãs maternas e paternas, produzidas em número adequado, através de MOET, aferidas em ambiente padronizado para as diferentes famílias (o núcleo).


Gráfico de melhoramento x tempo

2 - Como surgiu a idéia de núcleo MOET?

Esta metodologia foi proposta em 1984 pelos pesquisadores Nicholas e Smith, que demonstraram que a seleção com este esquema poderia ser tão ou mais eficiente que um teste de progênie. A partir de então, vários núcleos MOET de seleção foram implantados em diversos países. O núcleo Guzerá MOET é o primeiro a ser conduzido com raça zebuína, no mundo tropical.

3 - Como funciona um núcleo MOET?

As vacas altamente superiores na característica selecionada são submetidas a múltipla ovulação com os touros também superiores e seus embriões transferidos para receptoras. Formam-se, então, em curto espaço de tempo, grandes famílias de irmãos completos.


As receptoras prenhes são todas conduzidas a um mesmo local, onde todos os produtos das famílias formadas nascem, são criados e aferidos em condições padronizadas. Os valores genéticos são estimados com base na produção da família.

4 - Quais as vantagens dos núcleos MOET?

A principal vantagem dos núcleos MOET é a rapidez na seleção: os touros podem ser avaliados tão logo suas irmãs encerrem a primeira lactação. Assim, as idades dos touros avaliados são praticamente a metade dos testados pela progênie (figura 04), o que aumenta as taxas de ganho genético anual e tem uma série de vantagens de ordem prática.


Touros mais jovens em geral têm melhor qualidade de sêmen e uma longa vida reprodutiva pela frente, melhorando a disponibilidade e preço de seu sêmen. Ao contrário, touros mais velhos podem produzir pouco sêmen ou até estar mortos quando seu valor for conhecido.

Outra importante vantagem é a alta intensidade de seleção que pode ser implementada com esta tecnologia. O aumento das taxas reprodutivas das vacas permite que se trabalhe apenas com as muito superiores, ou seja, as "super-vacas" de uma raça.

Também a concentração de recursos humanos, financeiros e animais num único local acarreta grande redução de custos de avaliação dos reprodutores.

As avaliações em núcleos MOET apresentam menor acurácia que as feitas em testes de progênie com grande número de filhas. Entretanto, os estudos feitos até hoje demonstram que esta menor acurácia é amplamente compensada pelo ganho em tempo.


Gráfico de ganho x tempo

5 - Os núcleos MOET podem ser integrados com testes progênie?

As vantagens dos núcleos MOET podem ser adicionadas às dos testes de progênie, com a integração dos dois esquemas em um único programa. Assim, os touros jovens das famílias superiores do MOET podem ser conduzidos ao teste de progênie para obtenção de acurácia extra. As mais importantes firmas mundiais de inseminação artificial têm cerca de 40% de touros leiteiros em teste de progênie provenientes de programas MOET.

6 - PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Penna , V.M.; Madalena, F.E.; Alvim, M.T.T. Open MOET selection nucleus in Guzerá . In: WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION, 6O Armidale- Austrália, 1998. Proceedings International Comitee for WCGALP, 1998. p.439-442

Penna, V.M. O núcleo MOET da raça Guzerá. Arq. Fac..Vet. U.F.R.G.S. Porto Alegre, suplemento 28(1): 167-178, 2000 (supl.)

Melo, V.J.M.; Penna, V.M. Programas de melhoramento da raça Guzerá . In SIMPÓSIO NACIONAL DE MELHORAMENTO ANIMAL, 3o , Belo Horizonte. Anais.SBMA, p. 219-221. 2000

Verneque, R.S.; Teodoro, R.L.; Martinez, M.L.; Penna, V.M.; Cafiero, R. Melhoramento genético de rebanhos zebus leiteiros . Informe Agropecuário 22 (211), 22-28 , 2001

Teodoro, RL; Verneque, RS; Martinez, ML;Freitas, AF;Durães, MC; Teixeira, NM; Costa,CN; Valente, J; Machado, MA; Madalena, FE. Melhoramento genético animal. In: Embrapa Gado de Leite: 25 anos desenvolvendo a pecuária de leite nacional. p.11-31. Embrapa . Juiz de Fora .91p. 2001

Penna, V.M.; Verneque, R.S.; Teodoro, R.L.; Melo, M.V.M.; Madalena, F.E. Utilization of a MOET nucleus in the improvement of the Guzerá In: WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION , 7th, Montpellier, 2002

Fonte: Núcleo Moet Guzerá

Leia artigo de Cláudio Cândido sobre o teste de progênie Embrapa/Girgoiás

Dalua do Roza (Caruso HRL X Diana da SJ), de Rosimar Silva, Fazenda Santa Clara - Bela Vista de Goiás - Brasil